Orientações

Competências de cada departamento

Identificamos a seguir os assuntos tratados e os serviços que cada departamento está habilitado a executar:

 

Departamento Contábil

Escrituração dos livros Diário e Razão, elaboração do LALUR, elaborações de Balancetes de Verificação, elaboração de todas Demonstrações Contábeis exigidas pelas legislações societária e fiscal, análise das Demonstrações Contábeis, controle dos bens do Ativo Permanente e elaboração e entrega da DIPJ, PJSI, DACON, DCTF, DIMOB e DIRF.

Departamento de Pessoal

Admissões, rescisões, folhas de pagamento, cálculo e apuração de encargos trabalhistas, obrigações mensais e anuais como CAGED, GPS, GFIP, GRRF, DIRF, RAIS, GRCS, DARF do PIS/ Folha de Pagamento, solicitação de CND e CRF/FGTS, Controle do Quadro de Lotação, Informe de Rendimentos, Férias, Exames Periódicos, PCMSO, PPRA, PPP, LTCAT e outros assuntos previdenciários e trabalhistas.

Departamento Fiscal

Notas fiscais (entrada/saída/serviços), apuração de impostos (federais, estaduais e municipais), registro e escrituração de livros e demais obrigações mensais e anuais do ICMS, IPI, ISSQN, GIA MENSAL do ICMS, GIA MODELO B-ANUAL, SINTEGRA; baixas de inscrições perante as esferas Municipal, Estadual e Federal, solicitação de negativas e outros tributos e obrigações.

 

Manual de orientação e de procedimentos

Departamento Contábil

  • Extratos bancários, extratos de aplicações financeiras e cartões de crédito.

  • 1.Enviar extrato mensal com a movimentação do 1º ao último dia de cada mês.

  • Depósito bancário: anexar cópia do comprovante da origem. Por exemplo, no recebimento de duplicata, anexar cópia desta.

  • Avisos de cobrança bancária e de cartões de crédito: enviar os avisos de todas as operações (desconto, cobrança simples, vinculada, cheques descontado se em custódia, antecipações, cartões de crédito).

  • Enviar todos os avisos bancários, tais como: despesas, transferências, aplicações, débitos, créditos, etc.

  • Contratos de seguros com apólice, empréstimos, financiamentos, etc.: enviar uma cópia do contrato e do pagamento das parcelas.

  • Despesas com refeições, gasolina, álcool, material de limpeza, brindes, conservação, manutenção e outras pequenas despesas somente poderão ser contabilizadas quando comprovadas com a nota fiscal de consumidor ou nota fiscal de serviços (1ª via e em nome da pessoa jurídica).

  • Recebimentos de duplicatas por caixa: anotar a data do recebimento no verso.

  • Relatórios (diário auxiliar) de clientes e fornecedores: enviar mensal- mente com a movimentação e a posição do final do período, numerados sequencialmente.

  • Relatório Diário do Caixa: informar a movimentação de recebimentos e pagamentos do dia em moeda corrente, fechando saldo do dia, anexando os respectivos documentos.

  • Prazo de entrega de documentos contábeis e fiscais: até o dia 02 (dois) de cada mês.

Departamento de Pessoal

Rescisões contratuais, recibos de férias, comprovantes e folhas de pagamento, planilhas de comissões e variáveis de salários, recibo de pagamento a autônomo – RPA, documentos para registro de empregados, guias de GPS,GRF, GRRF, DIRF, RAIS, GRCS, DARF do PIS/Folha de Pagamento, controle de horário, atestados médicos, etc. devem ser encaminhados sempre em tempo hábil para que se possa proceder ao processamento das rotinas e ao cumprimento dos prazos.

Departamento Fiscal

  • As notas fiscais de compra de mercadorias, matérias-primas, ativo imobilizado (1ª via) e as de vendas e prestação de serviços devem ser ordenada se enviadas à organização contábil ou ser retiradas na empresa no início de cada mês ou quinzenalmente (se for o caso), para registro e/ou classificação e posterior contabilização.

  • Os comprovantes de recolhimento das taxas e dos impostos pagos deverão ser enviados sob a forma de fotocópia, na qual seja legível a autenticação bancária.

  • Contas de energia elétrica e telefone devem ser entregues juntamente com os demais documentos.

 

 

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